Verão 2018
Edição #16

— Por que não existem no mercado europeu motos novas adequadas para viajar no mercado no segmento de menor cilindrada?
Até há bem pouco tempo, um dos temas mais comuns nas discussões de viajantes? de moto gravitava em volta desta questão. Agora, essas animadas tertúlias virtuais estão algo diferentes, pois os fabricantes estiveram atentos e foram desenhando e colocando no mercado motos mais pequenas, mais ágeis e, até, mais simples. Visto a uma certa distância, poder-se-ia pensar que este caminho já havia começado a ser trilhado por construtores de menor dimensões (CCM, CSC Cyclone, AJP, Mash para citar apenas alguns), com ofertas entre os 250, 400 e 700 cc de capacidade de motor, pensadas na versatilidade, leveza e opções de carga e suspensão que a viagem recomendaria, entre outros aspectos.
As grandes marcas mantiveram o segmento mais alto das grandes cilindradas bem vivo e a concorrência nunca esteve mais feroz que hoje, porventura. Vemos vários construtores a ombrear a liderança das maxi-trails e das desportivas de turismo. Não é pois uma surpresa que, ao folhear esta edição, descubramos nela histórias e viagens feitas por modelos grandes e pequenos.

Dois extremos saltam à vista — KTM 1290 Adventure R e a Honda CRF 250 Rally. Separadas por 90 kg e quase um litro de capacidade de motor, são propostas bem distintas para viajar, capazes de satisfazer um leque amplo de preferências individuais.
Pensar-se-ia que a discussão se poderia então virar para as dimensões médias — por que não há mais motos para viajar nos segmentos intermédios? Voltando a estas páginas, vemos a BMW G650GS do Rui Correia na Indonésia, reencontramos uma Triumph Tiger 800 XC no Sertão brasileiro, ou a Tracer 900 GT como a mais recente proposta desportiva de turismo da Yamaha.

Parecem-nos tempos animadores estes, quando as opções pululam e o mercado tem agilidade e empenho suficiente demonstrado em ouvir e adaptar a sua oferta.
Começámos a primeira TREVL encorajando que se deve viajar com a melhor moto do mundo — a que temos na garagem, cara ou barata, velha ou nova, pequena ou grande. Hoje, escrevemos estas mesmas palavras com a determinação de quem está certo.
Publicado a 01-07-2018
Capa «Verão 2018»
Capa «Verão 2018»
Yamaha Tracer 900/900GT
Yamaha Tracer 900/900GT
por Marcos Leal
«Velho Chico», Brasil
«Velho Chico», Brasil
por Ton Pederneiras («TRX; Destino Incerto»)
Honda CRF 250 Rally
Honda CRF 250 Rally
por Marcos Leal
«Medo», México
«Medo», México
por Aida Valenti («LifeUnloaded RTW»)
KTM 1290 Adventure R
KTM 1290 Adventure R
por Hugo Ramos («motoPT.pt»)
«On My Mind», Geórgia
«On My Mind», Geórgia
por Anabela Valente («diariesof»)
«Trans-Sulawesi», Indonésia e Filipinas
«Trans-Sulawesi», Indonésia e Filipinas
por Rui Correia («Lisboa-Dili»)
«Épico», Marrocos
«Épico», Marrocos
por Hugo Ramos («motoPT.pt»)

Destinos

Estes são os principais destinos incluídos neste número.
W 32°N
Marrocos
52°W 11°S
Brasil
123°W 38°N
E.U.A.
99°W 19°N
México
44°E 42°N
Georgia
102°E S
Indonésia
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