Verão 2016
Edição #10

«Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.», Edmund Burke

Este não foi o primeiro editorial que havia escrito. Começara por escrever sobre um desafio pessoal que aceitei como prova de superação, que me deixaria melhor para poder viajar pelo mundo. Este último é o derradeiro objectivo — sair e viajar, para melhor compreender as outras culturas, para aproximar, não para separar.
Hoje, não consigo passar ao lado do sucedido há apenas alguns dias, como se não me dissesse respeito e fosse apenas algo numa ilha distante. Chamaram-lhe «Brexit», mas lido em Português tem um som que me parece mais apropriado. Evoca fantasmas passados que falam de exclusão, ódio, racismo e incompreensão. Tudo aquilo que viajar para mim — para a TREVL — procura desencorajar.

O resto parece fútil. Terminada esta edição, folheei cada página com uma lânguida angústia. Senti-me desmorecer. Como é possível que o contacto que os nossos autores experienciam nas suas viagens de moto — a grandeza de cada pessoa e amigo que fazem — não valha mais que a perseguição que vemos hoje nas ruas de uma civilização que temos por evoluída? Às crianças gritam-lhe nas ruas «O que estás ainda aqui a fazer? Volta para onde vieste.», multiplicam-se as palavras carregadas de raiva e epítetos racistas, xenófobos.

«Para uma Inglaterra branca», ouve-se. Nas caixas de correio, deixam-se mensagens pedindo a expulsão de cidadãos que tornam essa nação grande.
São tempos tenebrosos, negros, como as fardas nacional-socialistas que os pais combateram. Os pais, sim — nem precisamos de ir duas gerações atrás. Como podem as gerações mais velhas — que votaram movidas pelo medo — terem essa memória tão longínqua?

As pessoas continuam a ser o melhor das viagens de moto. Tem de ser — se deixar de acreditar nisto, a TREVL acaba e, com ela, o sonho de um mundo mais unido em torno de valores de compreensão cultural, diversidade e respeito.

Ganho novo alento, assumindo para mim a missão de encorajar que cada um de vós, leitores da TREVL, promova estes valores, viajando, conhecendo, tocando e sendo tocado.
Publicado a 21-07-2016
Capa Verão 2016
Capa Verão 2016
«Big Trail Challenge»
«Big Trail Challenge»,
por Pedro Pessoa («Big Trail Challenge»)
«Quexe», Big Trail Challenge
«Quexe», Big Trail Challenge,
por João Nunes
«Adventurous Days»
«Adventurous Days»,
por João Rebelo Martins («Road Galaxy»)
«No Extremo Ocidental»
«No Extremo Ocidental»,
por Paulo Moura («Extremo Ocidental»)
«Alto Douro Triumphante»
«Alto Douro Triumphante»,
por José Bragança Pinheiro («Personal Motographic»)
«A salto no Congo»
«A salto no Congo»,
por Carlos Azevedo («Até ao Fim do Mundo»)
«Para além da Taprobana»
«Para além da Taprobana»,
por Miguel Casimiro («Nomads»)
«Bliss»
«Bliss»,
por Pedro Marques («Mr. Mota Eastbound»)
«Adventure Sillage»
«Adventure Sillage»,
por Pedro Gonçalves Pinto («Adventure Sillage»)
Espreite uma amostra online

Destinos

Estes são os principais destinos incluídos neste número. Clique para ver no mapa do mundo.
Encomende já
Seleccione uma das publicações abaixo para ver os conteúdos publicados.
Uma iniciativa Fast-Lane
Todos os direitos reservados 2017 © TREVL - de moto pelo Mundo
Av. Infante D. Henrique, Ed. Beira Rio, Fracção T
1950-408 Lisboa