Verão 2014
Edição #4

Nasceu a 4ª TREVL.
Como um bom disco de vinil, tira-se com muito cuidado do envelope. Agarra-se nas bordas para não estragar. E depois põe-se a tocar. Não é digital: é melhor. E enquanto toca, a mente perde-se nas memórias que evoca ou naquelas que se procuram.
No Nepal pudemos experimentar andar pela capital de Kathmandu usando uma pequena e comum moto, de fabrico indiano: a Bajaj Pulsar 150. Contrastou com a Royal Enfield 500 que alugámos para ver o país, uma gama de moto que está muito longe do que um nepalês consegue facilmente ter acesso.
Tivemos oportunidade de viajar em modelos topo da gama, como as impressionantes R1200RT, a Z1000SX Tourer, ou a Adventure 1190. E como costuma acontecer com estes modelos, custam muito dinheiro. Essa imagem de abastança por vezes causa-me desconforto. Quando se encoraja o contacto e a conversa em viagem com quem encontramos no caminho, custa que a maior parte desses encontros terminem a pedir dinheiro. Sinais dos tempos, dirão. Muitos optam por motos mais discretas para percorrer o Mundo, por que lhes confere um discrição, um low-profile, baixa as defesas das gentes nos locais que visitam. Por exemplo, a discrição da Africa Twin do Paulo Sadio Jorge na sua viagem pela América do Sul permitiu-lhe safar-se de um pequeno aperto.
Uma das protagonistas desta edição é a família das XT e XTZ. Têm voz os donos e viajantes que participaram no nosso “Power to the People”, dando-nos a possibilidade de analisar alguns dos modelos desta popular raça de viajantes. Porque viajaram em XTs, juntam-se as viagens da II Expedição “Menina da Lua” entre Maputo e Benguela e do Matej pelo Sul de África, que nos conta como a música o apaixonou pelo lusófono país de Moçambique.

Assim é uma TREVL, onde não “gira-o-disco-e-toca-o-mesmo”.
Publicado a 15-07-2014
Galinha em Terra de Leões
Galinha em Terra de Leões,
por Matej Rancigaj

"SAS Survival Guide" e "España en moto",
por Mikhail Bravo
Xtraordinaire - Yamaha XT(Z)
Xtraordinaire - Yamaha XT(Z),
por José Bragança Pinheiro

"Lua" (Maputo-Benguela),
por Pedro Rama («Expedições Menina da Lua»)
O outro lado do Lurio
O outro lado do Lurio,
por Matej Rancigaj
America Twin & Solo - 2012
America Twin & Solo - 2012,
por Paulo Sadio Jorge («TREVLer»)
Oro o Plata?
Oro o Plata?,
por José Bragança Pinheiro
Overland Nepal
Overland Nepal,
por José Bragança Pinheiro
Espreite uma amostra online

Destinos

Estes são os principais destinos incluídos neste número. Clique para ver no mapa do mundo.
Encomende já
Seleccione uma das publicações abaixo para ver os conteúdos publicados.
Uma iniciativa Fast-Lane
Todos os direitos reservados 2017 © TREVL - de moto pelo Mundo
Av. Infante D. Henrique, Ed. Beira Rio, Fracção T
1950-408 Lisboa